Município ribatejano confirma negociações com a empresa dona dos terrenos para abrir nova via de acesso que descongestione a Estrada Nacional 10 entre a Póvoa de Santa Iria e Santa Iria da Azóia.
Os municípios de Loures e Vila Franca de Xira uniram-se e pretendem construir em conjunto uma nova ligação rodoviária a nascente da linha de comboio na Póvoa de Santa Iria ligando diretamente a entrada norte da cidade ao Itinerário Complementar 2 (IC2) em Santa Iria da Azóia.
A novidade foi deixada pelo presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo Ferreira, na última assembleia municipal extraordinária. “Os dois municípios estão em negociações com o proprietário de todos aqueles terrenos situados para lá da linha de comboio para conseguirmos avançar com o projeto”, confirmou o autarca socialista.
O dono dos terrenos é a Hichem, a antiga Solvay. A ideia, explica Fernando Paulo Ferreira, é permitir criar um novo ponto de acesso direto entre a Póvoa de Santa Iria e o IC2 que permita descongestionar a Estrada Nacional 10 e facilitar a vida aos condutores que ali passam diariamente.
“A ideia não é tornar desnecessários os nós de acesso à Auto-Estrada do Norte (A1), nos Caniços e no Sobralinho, mas sim criar uma alternativa. Esta é uma obra que espero poder vir a aparecer em breve no nosso plano de atividades, porque será da nossa responsabilidade”, avançou. Atualmente os condutores que queiram apanhar o IC2 para se deslocar para Lisboa são obrigados a atravessar toda a cidade da Póvoa de Santa Iria pela EN10 por falta de alternativas.
Ler notícia completa em: