Home  –  Notícias

05

Nov 2019

60 km de ciclovia à beira-rio

O projeto de ciclovia que liga Vila Franca de Xira ao Guincho já está “bastante desenvolvido”. Quem o disse foi Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), à margem da apresentação do projeto de reabilitação da Frente Ribeirinha Central que decorreu na passada quarta-feira em Lisboa.

“É um projeto muito acarinhado por todos os presidentes de Câmara”, sublinha o autarca, destacando ser “uma das mais extraordinárias ciclovias do mundo. Serão 60 km entre Vila Franca de Xira e o Guincho”, refere. “Não conheço muitas zonas como a extraordinária beleza do estuário do Tejo que possa ser vista e circulada do ponto de vista pedonal”, afirma, revelando que uma parte desta linha já está construída.

“O que falta é mesmo ligar alguns pontos importantes”, indica o autarca. Segundo Medina, Vila Franca de Xira já tem “praticamente concluído tudo aquilo que tem de fazer”, acrescentando que a CML está a trabalhar em conjunto com Loures a “ponte sob o Trancão para atravessamento para Lisboa”. Do lado de Lisboa, a “ligação da Expo até à marginal está feita”, refere, acrescentando que em Oeiras “há uma parte feita”, existindo ainda uma “parte tecnicamente mais difícil relativamente na zona de Caxias”, na qual a Câmara está a “trabalhar nesse sentido”. A partir de Cascais a “linha encontra-se feita até ao Guincho”, refere.

O presidente da CML deixa patente o “desejo” em ter a ciclovia pronta no “decorrer deste mandato” que seria uma “grande alegria para todos nós”.

Fonte: Ambitur
https://www.ambitur.pt/ciclovia-de-vila-franca-de-xira-ao-guincho-vai-ser-das-mais-extraordinarias-do-mundo/