Vila Rio

Um retrato de um Tejo com mil histórias

#FollowVilaRio,
12 de April, 2021
Uma identidade que espelha a identidade de um novo bairro
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

Com a assinatura do estúdio de branding design, Rita Rivotti (www.ritarivotti.pt), o logótipo de Vila Rio inspira-se na proximidade do bairro com o Tejo, visualmente expressando a beleza e a força do rio mais longo da Península Ibérica.

Intimamente relacionado com o rio e suas tradições, o conceito por detrás do logo reforça a importância da memória na criação do bairro Vila Rio. O elemento diferenciador da imagem passa por aliar a memória e o passado aos tempos modernos e àquilo que de melhor tem sido feito em Portugal, sendo o portefólio de Rita Rivotti prova disso mesmo.

O logótipo evoca a memória da região, das gentes e indústrias da Póvoa e a forte presença do rio e da influência que a zona da foz teve na história e desenvolvimento do país. Pertencer ao bairro Vila Rio é viajar até às suas origens, promovendo um sentido de identidade entre os cidadãos e a frente ribeirinha. 

É passeando à beira-rio e olhando a paisagem que se criam momentos únicos, onde surgem convívios com os locais sobre modos de ser e de viver, os seus objetivos e aquilo que realmente inspira os Povoenses.

 
Um traço que combina tradição e minimalismo

Com um traço que combina tradição e minimalismo, o logo de Vila Rio retrata um barco, que funde na sua forma a representação de diversas tipologias de embarcações. Este é um desenho que reporta para a narrativa da própria geografia, onde ainda hoje é possível ver, à beira-rio, diversas embarcações pintadas de cores vivas.

A pesca e a construção de barcos está presente na história da Póvoa de Santa Iria desde o reinado de D. Dinis. Dali partiam, todas as semanas, vários barcos para Lisboa. Era também na foz do Tejo que se executavam trocas comerciais benéficas para o país e estrangeiro. Assim, o barco presente no logótipo Vila Rio mostra, inequivocamente, a estreita ligação entre o Tejo e este bairro com morada no futuro, ideal para uma comunidade rejuvenescida, com vontade de se sentir em casa.

Com inúmeras provas dadas de experiência e reconhecimento internacional e dotada de indubitável talento, Rita Rivotti é fundadora e CEO do atelier de design de nome homónimo. O objetivo da empresa é claro: “construir uma história única para cada marca”.

No caso do bairro Vila Rio, o logo representa o espírito bairrista e de comunidade baseando-se na inovação e sustentabilidade cada vez mais em voga na era contemporânea. Recheado de simbolismo, retrata não apenas a vida dos Povoenses, mas a vida do povo Português que durante séculos se desenvolveu a partir da sua forte ligação ao rio Tejo.

Das grandiosas embarcações que através do Tejo novos povos alcançaram, aos mais modernos formatos que nos tempos modernos nos convidam a uma vida mais simples e sustentável junto ao rio.

Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

Outras Notícias

Outras Notícias

Scroll Up