Arranque das obras de infraestruturas

O realizar de um bairro há muito aguardado

#FollowVilaRio,
5 de December, 2020
O ano que marca o início de um novo Bairro moderno e vibrante
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

O ano de 2021 marca o arranque em força do desenvolvimento dos trabalhos das obras de infraestruturas do bairro Vila Rio, este que é um marco muito importante e que marca o virar da página de um longo processo. Agora é o momento de seguir em frente e de concretizar os estudos, projetos, soluções e ideias que desenvolvemos ao longo dos últimos anos, para concretizar aquele que será um dos projetos mais icónicos da frente ribeirinha.

 

As obras de infraestruturas do Vila Rio envolvem soluções de engenharia complexas, devido às características geotécnicas resultantes da proximidade do rio Tejo, onde se verifica a presença de camadas lodosas de espessuras significativas. Sendo a Teixeira Duarte uma casa de Engenharia, é sempre com enorme orgulho, entusiasmo e elevado sentido de responsabilidade que estes desafios são abraçados.

 

Um rigoroso plano de monitorização

Trabalhando em equipa com projetistas do Instituto Superior Técnico, e com a consultadoria e acompanhamento do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, foi definida e executada uma solução de carregamento de solos, mobilizando 100.000m3 de solo.

O processo de consolidação das camadas lodosas decorreu ao longo de aproximadamente 1 ano, durante o qual um rigoroso plano de monitorização, com recurso a piezómetros e controlo topográfico, foi implantado. Desta forma, o correto comportamento dos pavimentos das vias de circulação, que agora se encontram em execução, será garantido no futuro, minimizando as intervenções de manutenção e de correção de pavimentos.

 

Um plano urbanístico de referência

Assim, começa a ganhar forma um urbanismo de referência que marca a identidade de um lugar e que contribui para o ordenamento e qualificação do espaço público. Em breve veremos no bairro Vila Rio, diversas áreas pedonais, novo mobiliário urbano, elementos paisagísticos imponentes e mais áreas verdes, consubstanciando um projeto de paisagismo de qualidade, numa obra de grande dimensão que envolve a construção de mais de 30.000m2 de calçadas, 32.000m2 de vias e 15.000m de lancis.

 

Finalizadas as obras de infraestruturas, e acreditando que este será um momento determinante para o futuro da cidade e dos Povoenses, o bairro Vila Rio irá contribuir com mais de 3 km de novas vias de circulação rodoviárias, 780 metros de ciclovia, 5,2 km de novos caminhos pedonais, 800 novos lugares de estacionamento público e mais de 43.000 m2 de novos espaços verdes públicos.

 

Neste projeto inclui-se ainda a cedência de dois lotes que estão destinados para o desenvolvimento de uma escola pública e de um recinto para a realização das festas anuais da Póvoa de Santa Iria. Estes trabalhos irão ainda contribuir para melhorar o acesso ao existente parque de estacionamento da estação de comboios da Póvoa, com a abertura de uma nova via, que certamente irá beneficiar os cerca de 750 carros que utilizam diariamente este parque.

 

Um bairro pensado para benefício da comunidade

Muito nos orgulha poder beneficiar desta forma a população local, qualificando ainda mais a frente ribeirinha e contribuindo para a aproximação da população ao rio. De facto, este é um projeto que contribui para o plano de requalificação da frente ribeirinha do concelho, através da idealização e edificação de um novo bairro e de um novo ponto de encontro junto ao rio, que se quer parte integrante da cidade e que prevê criar novos pontos de convívio, lazer, comércio e espaços verdes, tanto para novos moradores, como para os atuais munícipes.

 

Estas obras representam um grande investimento e esforço conjunto, de todas as equipas envolvidas em prol da beneficiação do espaço público, antecipando o usufruto de novos espaços cedidos ao domínio público que promovem, assim um maior bem-estar, qualidade de vida e uma maior ligação ao rio Tejo.

 

Em jeito de conclusão é para nós um orgulho ver este projeto a ganhar forma, com o desenrolar de um processo pensado ao longo de décadas e que agora se começa a transformar num novo bairro moderno e vibrante e que se assume como o próximo grande projeto da frente ribeirinha.

 

Investigação e Inovação – Técnico Lisboa (ulisboa.pt)

LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil

Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

Outras Notícias

Outras Notícias

Scroll Up