Está inaugurada e aberta a ponte ciclável e pedonal sobre o Rio Trancão, estabelecendo, pela primeira vez, uma ligação entre as margens ribeirinhas de Lisboa e Loures. A ponte, feita em aço e madeira, vai permitir chegar a Vila Franca de Xira de bicicleta ou a pé quando estiver pronto o novo Percurso Ribeirinho de Loures. Por agora, servirá a Jornada Mundial da Juventude e os milhares de peregrinos esperados entre 1 e 6 de Agosto.
Enquanto a Jornada não arranca, a ponte estará disponível para a população dela usufruir. Apesar de não ter ainda saída do lado de Loures, a nova infraestrutura já permite usufruir de uma nova vista da foz do Trancão, bem como das margens ribeirinhas dos dois municípios. Com uma extensão total de 280 metros e uma largura média de 5,5 metros, a ponte liga as redes cicláveis e pedonais dos concelhos de Lisboa e Loures, contribuindo para uma área metropolitana mais interligada. Quando Loures terminar o seu Percurso Ribeirinho – um sistema de passadiços em madeira junto à margem do Tejo –, vai ser possível chegar a Vila Franca de Xira, onde já existem vários trajetos cicláveis e também pedonais ao longo do rio.
No entanto, de acordo com a Câmara de Loures, os passadiços só deverão abrir depois da Jornada Mundial da Juventude, em meados de Agosto. A inauguração da ponte ciclo pedonal do Trancão contou com os presidentes de Câmara de Lisboa e de Loures, Carlos Moedas e Ricardo Leão, com o Cardeal-Patriarca, D. Manuel Clemente, e ainda com o Presidente da Fundação da Jornada Mundial da Juventude, D. Américo Aguiar. Esta é a primeira obra a estar concluída para a Jornada Mundial da Juventude. Resultou de um investimento de 4,1 milhões de euros, cofinanciado com fundos europeus, e realizado pela EMEL e pelo município de Lisboa.
Fonte:
https://lisboaparapessoas.pt/2023/07/10/ponte-ciclopedonal-do-trancao-lisboa-loures


