Vila Rio

O Projeto de Toponímia do Bairro Vila Rio

#FollowVilaRio,
20 de August, 2021
Os novos topónimos do novo bairro Vila Rio
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Resultado de uma vontade de criar projetos únicos que transpareçam a essência dos locais onde se insere, a Teixeira Duarte quis desde o início criar algo autêntico para Vila Rio, sendo a toponímia uma importante peça do puzzle para a construção deste objetivo. Antecipando a conclusão das obras de infraestruturas, foi desenvolvida uma proposta para a atribuição de topónimos às novas ruas, resultado de um rigoroso trabalho de investigação e do apoio das entidades locais. A proposta final e aprovada é resultado de um trabalho conjunto entre a Teixeira Duarte, o executivo da Junta de Freguesia da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa, as forças políticas locais eleitas e a comissão de toponímia da Assembleia de Freguesia. Por forma a acomodar os inputs e contributos de todas estas entidades, a proposta inicial teve várias evoluções, resultando numa proposta final com a qual todas as partes estão de acordo e que respeita o Regulamento Municipal de Toponímia e Numeração de Polícia do Concelho de Vila Franca de Xira, publicado em Diário da República.
Um projeto de sucesso, resultado de um trabalho em equipa entre diferentes entidades especializadas nas mais variadas áreas de atuação no município; que após diversas reuniões, debates e partilha de sugestões, vêm agora um espaço de real valor acrescentado para a comunidade ganhar vida.
Shot of a young businesswoman delivering a speech during a conference

Com a conclusão das obras de infraestruturas para breve, antecipadas para meados de Maio de 2022, era nossa ambição, conjuntamente com todas as entidades envolvidas, ver a comunidade receber as infraestruturas de um novo bairro, com topónimos já atribuídos que transparecesse a verdadeira identidade de bairro; com as suas ruas, passeios, calçadas e alamedas bem sinalizadas e perfeitamente integradas entre si.

Com orgulho vimos a proposta resultante desta parceria ser aprovada pela Assembleia de Freguesia reunida no dia 24 de junho, e pela Câmara Municipal na reunião do dia 25 de agosto de 2021.

A inspiração, o conceito e os critérios da proposta:

Sendo a proposta de toponímia uma importante peça na construção da identidade do bairro, todos os 18 topónimos respeitam 4 critérios gerais:

  • Valorização: criar um conceito topónimo forte que contribui para a valorização do espaço;
  • Unidade: conceitos que contribuem para a unificação do espaço e singularidade da identidade de Vila Rio;
  • Intemporalidade: uma proposta que se perpétua no tempo; que preserva e enaltece a memória e identidade do município;
  • Caráter pedonal: topónimos que reforçam o caráter pedonal do empreendimento, das “Calçadas” às “Alamedas”.
Young couple running and playing with their dog outdoors in the morning
Family Yacht Sailing. Parents And Little Daughter Sitting Together On Sailboat Deck Hugging Enjoying Sea Trip. Back View, Free Space
Praça Do Sal Vila Rio
Calçada Vila Rio

Os topónimos do bairro Vila Rio:

Os topónimos de Vila Rio dividem-se em duas grandes temáticas:

  • A história: O revisitar da história do lugar e o homenagear dos 500 anos de funcionamento das salinas. O dar continuidade ao conceito topónimo já atribuído à Rua do Telhal, de caráter histórico forte.
  • A cultura e tradição: O homenagear da cultura portuguesa através da tradição cristã. O elencar de santos que praticam o bem e que cuidam e protegem os lares.

Nos arruamentos localizados na parte superior do bairro são inspirados na “história do lugar” que está intimamente ligada aos avieiros, ao Tejo, às salinas e aos pescadores. Assim, dá-se seguimento ao caráter e identidade histórica da já existente Rua do Telhal.

A Praça do Sal faz a ligação entre os dois temas. Por um lado, o sal enquanto matéria-prima explorada antigamente, e por outro lado, o sal, sinónimo de preservação e de purificação. A Praça do Sal, situada no coração de Vila Rio, relembra a história e vivências da Póvoa num espaço desenhado para estar e conviver, favorável à criação de novas memórias.

Nos arruamentos localizados na parte inferior do bairro densifica-se o tema da “cultura e tradição” com os hagiotopónimos. Os santos escolhidos surgem como 4 pescadores e como praticantes do bem. Vila Rio surge nos seus braços, numa envolvente marinha onde o sal e os pescadores ocupam um lugar na sua história

As calçadas surgem pelo próprio revestimento do pavimento e pelo caráter pedonal que se pretende associar ao projeto. Um revestimento que remete para a exclusividade de técnicas milenares portuguesas.

Este é um exemplo claro do espirito colaborativo entre entidades públicas e privadas. Um trabalho em equipa, de que muito nos orgulhamos e, que acompanha todo o processo de desenvolvimento e crescimento do novo Bairro Vila Rio.
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

Outras Notícias

Outras Notícias