Vila Rio

Vila Rio: Um desenho urbano pensado de raiz

#FollowVilaRio,
4 de Junho, 2022
Um desenho urbano de qualidade pensado de raiz
LinkedIn
Twitter
Facebook
WhatsApp
Telegram

O desenho urbano do bairro Vila Rio está assente em três estruturas principais: rodoviária, pedonal e ecológica, que em conjunto criam uma circulação fluída de pessoas e veículos, valorizando o ecossistema em redor.

O Desenho urbano: um bairro multiusos percorrido a pé

Ao longo de todo o bairro encontra-se a extensa Alameda das Salinas que atravessa e percorre todo o bairro, separando a zona residencial da zona de serviços. Da zona residencial chega-se ao parque e daí, à beira-rio, promovendo um estilo de vida atrativo para quem gosta de viver o exterior e para quem valoriza o contacto com a natureza. .

Vila Rio também prevê o desenvolvimento da chamada Praça do Sal, um espaço comercial situado no coração do bairro, para que nada falte aos residentes e visitantes de Vila Rio. Este projeto traz assim o conceito de comércio de proximidade com qualidade que inclui pontos de destino e de referência na cidade.

Com o objetivo de criar espaços confortáveis e aprazíveis para os habitantes, residentes e visitantes do bairro, desenvolveu-se uma linha urbana pensada para deslocações pedonais e de bicicleta – incluindo uma ciclovia que percorre todo o espaço e faz a ligação com aquela já existente frente ao Tejo.

Com recurso preferencial por materiais nacionais incorporaram-se elementos urbanos de excelência como passeios em calçada portuguesa, ou áreas verdes de usufruto público que funcionam como separadores entre quarteirões com acessos às diferentes zonas de lazer.
A implantação perpendicular dos edifícios, permite definir eixos de comunicação da freguesia com o parque ribeirinho e o rio Tejo, cria uma integração perfeita entre os diferentes espaços sem barreiras, resultando num espaço fluído e conectado.
Masterplan Vila RIo
Um projeto que cuida e valoriza o espaço

O projeto de paisagismo de Vila Rio é o resultado entre estética, funcionalidade e conforto. Todo o espaço do bairro estará repleto de árvores de folha que fornecem sombra no verão e permitem usufruir do ar livre num ambiente fresco e esteticamente aprazível.

O planeamento das zonas verdes teve em conta o respeito e a preservação da fauna e flora já existentes na zona, mas também a criação de espaços onde sabe bem andar e passear. O projeto de paisagismo também teve em conta a volumetria dos diferentes espaços do bairro, optando-se por espécies que ajudem a distinguir cada zona, atribuindo-lhes uma identidade própria caraterística do bairro Vila Rio.

Saiba mais sobre o projeto de paisagismo de Vila Rio: AQUI

A toponímia do bairro inspira uma narrativa de corpo e alma, que torna a vivência do bairro numa verdadeira experiência. Além disso, realça a singularidade e identidade deste espaço, que pertence tanto ao rio como às pessoas. À comunidade da Póvoa, aos avieiros, aos visitantes e todos os residentes que fazem de Vila Rio o seu novo lar. Exemplo disso é a Praça do Sal, assim batizada em homenagem às antigas salinas ali existentes, parte marcante da história da região. Situada no centro do bairro, funciona como o coração vivo de Vila Rio.

Saiba mais sobre o projeto de toponímia de Vila Rio: AQUI

LinkedIn
Twitter
Facebook
WhatsApp
Telegram

Outras Notícias

Outras Notícias

T3B-D4
T3A-A3

Agende a sua visita
e fique a conhecer
o projeto Vila Rio.

T2A-B2
T2A-B4
T2C-B3
T2C-B4
T2A-D3
T3A-A1
T3A-A2
T3A-B0
Anterior
Next
T3A-C3
T3A-C4
T3B-A0
T3B-A1
T3B-A2
T3B-A3
T3B-B1
T3B-B2
Anterior
Next

Agende a sua visita e fique a conhecer o projeto.

Fale connosco, estamos on-line.