Home  –  Notícias

22

Fev 2022

A conceção do projeto para o novo bairro

O arranque das obras de infraestruturas marca o arranque de um projeto que promete desenvolver e acrescentar valor à freguesia da Póvoa de Santa Iria. A primeira fase das obras de infraestruturas do bairro Vila Rio focou-se na remoção das sobrecargas efetuadas durante o processo de consolidação de solos, tendo sido removidos mais de 100.000mde solo.

Com este processo concluído, ficam, desta forma, reunidas as condições para iniciar a segunda fase das obras de infraestruturas. Esta segunda fase consiste na execução da rede de drenagem de águas residuais, que as encaminhará para a rede municipal e respetiva estação de tratamento. Os trabalhos consistem na execução de 32 caixas de visita e 1.250m de coletor, implantado a profundidades entre 1,65 m e 4,57 m.

Com a conclusão no final de março de 2021, a segunda etapa das obras é pilar na criação do futuro bairro. Delineando as raízes do que será a principal avenida de circulação de Vila Rio, começa a materializar os arruamentos e os extensos caminhos pedonais de conexão do bairro ao rio Tejo, elemento caracterizador do novo bairro.

Além de 5.200m de passeios em calçada, o bairro Vila Rio irá contar ainda com 3.300m de novas vias de acesso, contribuindo para os esforços e o compromisso na revitalização da cidade, com a certeza de transformar a visão do bairro Vila Rio em realidade.

 

Um bairro idealizado para viver o exterior

Idealizado como bairro para viver o espaço exterior, esta fase de traçar caminhos é fulcral.

A Teixeira Duarte continua totalmente empenhada para que, muito em breve, possa disponibilizar novos espaços, abertos não só aos futuros residentes do bairro, mas a toda a comunidade.

A terceira fase das obras que se avizinha inclui a execução da rede de drenagem de águas pluviais, cuja solução foi desenvolvida em estreita colaboração com os SMAS, permitindo obter uma solução de funcionamento mais eficaz e eficiente.

Está prevista a execução de 2.200m de coletor, 64 caixas de visita, 108 sumidouros, bem como o reperfilamento de 220m de valas já existentes e a execução de seis bocas de descarga. Esta fase deverá estar concluída já em meados de Julho de 2021.