Vila Rio

Sustentabilidade ambiental e a responsabilidade social espelhada no Bairro Vila Rio

#FollowVilaRio,
9 de Outubro, 2021
Sustentabilidade ambiental e a responsabilidade social espelhada no Bairro Vila Rio
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

O design, a funcionalidade e a estética assumem um papel fundamental no desenvolvimento urbano. Adicionalmente, novos fatores começam a surgir como preponderantes a sustentabilidade ambiental e a responsabilidade social que assumem especial importância em projetos de dimensão e de diferentes usos.

Na lógica da construção de um espaço que contribui para as novas gerações, o bairro Vila Rio, assume estes novos fatores como fundamentais no desenvolvimento do projeto. Sabendo que há uma procura crescente por uma maior qualidade de vida, onde se valoriza uma relação equilibrada com a natureza e espaços ao ar livre.

Planeado ao pormenor, idealizou-se um espaço aberto, virado para o Rio Tejo e perfeitamente integrado com a envolvente e ecossistemas de riqueza paisagística que envolvem o bairro:

  1. Foi reforçada a distância entre as por forma a diminuir o impacto sonoro e visual das construções na fauna e flora adjacentes.
  2. O projeto de paisagismo de Vila Rio foi cuidadosamente desenvolvido para elevar a aparência estética do lugar e para proporcionar uma sensação de conforto e bem-estar aos futuros utilizadores do espaço. Com a assinatura do Arquiteto José Manuel Costa, neste projeto foram selecionados materiais e espécies que privilegiam o caráter pedonal e a transição harmoniosa com o parque ribeirinho já existente. (colocar links)
  3. Com recurso a materiais nacionais, incorporaram-se elementos urbanos de excelência como passeios em calçada portuguesa, ou áreas verdes de usufruto público que funcionam como buffers entre quarteirões e que garantem uma passagem harmoniosa entre o bairro Vila Rio e o Parque Ribeirinho com 60.000m2 que lhe dá seguimento. 
  4. O desenvolvimento de um bairro multiusos que valoriza a integração de área residencial, bens e serviços num mesmo espaço. Muito conveniente para residentes e visitantes, mas também promove um estilo de vida mais sustentável, menos poluente, desencorajando grandes deslocações e promovendo passeios a pé, de bicicleta ou comboio.
 

Vila Rio é um bairro perfeitamente integrado numa comunidade ribeirinha que contra com vários anos de história e tradições

É neste sentido que a Teixeira Duarte garante um plano de intervenções continuas ao longo do tempo e de real valor para a comunidade. De destacar, entre outros, a cedência de um terreno para realojamento da comunidade do bairro avieiro, anteriormente desprovido de redes de saneamento e de tratamento de esgotos. Ainda de destacar a autorização para instalação de uma estação elevatória e de um emissário para o tratamento de esgotos provenientes da Póvoa de Santa Iria, em terrenos alocados ao projeto de Vila Rio.

Uma aposta no urbanismo sustentável

“Os espaços públicos adequados melhoram a coesão da comunidade e promovem a saúde, a felicidade e o bem-estar para todos os cidadãos, bem como incentiva o investimento, o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade do meio ambiente.” frase de Joan Clos – ex-diretor da ONU-Habitat, programa das Nações Unidas Humanos – que tão bem ilustra a necessidade emergente de investir em projetos de urbanismo sustentável.

Um projeto que surge com novas configurações e usos dos espaços públicos, melhorando a experiência quotidiana da população e poupando o meio ambiente.

  1. Neste projeto, foi priorizada a ocupação inteligente dos espaços, materializada na construção de ruas que são simultaneamente espaços de circulação e de convivência, mas também na criação de núcleos urbanos compactos que permitem melhorias na qualidade de vida dos cidadãos. O projeto de urbanismo de Vila Rio aposta na criação de estruturas pensadas para as pessoas. Além de promover as deslocações pedonais e de bicicleta, incentiva o usufruto do espaço exterior.
  2. A criação de mais de 42.000m2 de espaços verdes e de 5.200m2 de caminhos pedonais em calçada portuguesa para usufruto público, minimizam o impacto visual, sonoro e poluente do trânsito e reforçam a integração de espaços verdes.
  3. O foco do urbanismo sustentável são as pessoas, pelo que o nosso projeto prima pela atenção à escala das estruturas, criando construções que consideram a escala humana e estimulam o contacto e fomentam novas experiências. Além disso, promove também a vida em família e não esquece que os bairros são feitos de e para todas as idades.
  4. E se, por um lado, Vila Rio oferece à comunidade novas infraestruturas, espaços comerciais e serviços, também se orgulha da vontade de preservar a identidade local e as tradições locais O projeto prevê a criação de 4.800m2 de caminhos dedicados à valorização da arte e cultura locais, com uma galeria e um anfiteatro ao ar livre, assim como o estabelecimento de pequenas lojas.
 

Uma aposta no urbanismo sustentável:

“Os espaços públicos adequados melhoram a coesão da comunidade e promovem a saúde, a felicidade e o bem-estar para todos os cidadãos, bem como incentiva o investimento, o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade do meio ambiente.” Lembrámo-nos desta frase de Joan Clos – ex-diretor da ONU-Habitat, programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos – que tão bem ilustra a necessidade emergente de investir em projetos de urbanismo sustentável. Longe vão os dias em que os painéis solares eram a única opção para poupar o ambiente, havendo hoje em dia, inúmeras formas de promover a sustentabilidade ambiental nos espaços urbanos.

Qual a nossa ideia? Sugerir novas configurações e usos dos espaços públicos, melhorando a experiência quotidiana da população e poupando o meio ambiente.

  1. Neste projeto, priorizamos a ocupação inteligente dos espaços, materializada na construção de ruas que são simultaneamente espaços de circulação e de convivência, mas também na criação de núcleos urbanos compactos que permitem melhorias na qualidade de vida dos cidadãos. O projeto de urbanismo de Vila Rio aposta na criação de estruturas pensadas para as pessoas. Além de promover as deslocações pedonais e de bicicleta, incentiva o usufruto do espaço exterior. Minimizando o impacto visual, sonoro e poluente do trânsito e reforçando a integração de espaços verdes, aproveitar o ar livre torna-se ainda mais aliciante. Exemplo disso é a criação de mais de 42.000m2 de espaços verdes e de 5.200m2 de caminhos pedonais em calçada portuguesa para usufruto público.
  2. O foco do urbanismo sustentável são as pessoas, pelo que o nosso projeto prima pela atenção à escala das estruturas, criando construções que consideram a escala humana e estimulam o contacto e fomentam novas experiências. Além disso, promove também a vida em família e não esquece que os bairros são feitos de e para todas as idades, dos mais pequenos aos mais velhos.
  3. E se, por um lado, queremos oferecer à comunidade de Vila Rio novas infraestruturas, espaços comerciais e serviços, também nos esforçamos para preservar a identidade local e as tradições locais, pelo que incentivamos o estabelecimento de pequenas lojas e espaços culturais. O projeto prevê a criação de 4.800m2 de caminhos dedicados à valorização da arte e cultura locais, com uma galeria e um anfiteatro ao ar livre.

O projeto de paisagismo

O projeto de paisagismo completa-se na perfeição com o projeto de arquitetura de edifícios para criar espaços visionários e que elevam a experiência dos utilizadores, neste caso a comunidade de Vila Rio.

O autor do projeto de paisagismo, o arquiteto José Manuel Costa, concretiza ideias que no final garantem um projeto mais sustentável:

  1. Escolha de vegetação adaptada à região – que promove o equilíbrio ecológico e tem custos de manutenção reduzidos – mas também a atenção ao equilíbrio entre espaços verdes e outros de uso público e de lazer, que se conectam com o parque ribeirinho.
  2. O projeto de paisagismo prevê a criação de mais de 42.000m2 de espaços verdes públicos, valorizados por mais de 800 novas árvores plantadas, que permitem a realização de atividades ao ar livre, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população. Sendo aqui bem visível a atenção à vertente pedonal e à já existente ecossistema paisagístico existente na frente ribeirinha e ao qual damos continuidade de forma suave.
  3. Ao selecionar o mobiliário urbano do bairro, foram privilegiados materiais sustentáveis que se distribuem ao longo do espaço de forma a valorizar o ambiente e a paisagem circundantes.
  4. A rede de rega do bairro tem origem num furo artesiano da Teixeira Duarte e que será posteriormente doado ao município, possibilitando assim um sistema de rega das áreas verdes mais ecológico.
 

Mobilidade leve e sustentável:

O projeto de paisagismo dá especial importância à mobilidade sustentável, com elementos como a ciclovia que percorre o bairro e se liga ao percurso à beira-Tejo e à estação ferroviária da Póvoa, ideal para quem necessita de apanhar o comboio (com ou sem a sua bicicleta) até aos grandes centros urbanos sem impactos no ambiente. No futuro, será possível aceder ao Parque das Nações através do bairro, já que está prevista a construção de uma ligação ao longo de 13km. Todos poderão usufruir de 11km de trilhos cicláveis entre Vila Rio e Alhandra. Além disso, está planeada a implementação outras opções populares e amigas do ambiente, como veículos elétricos (bicicletas e trotinetes) e respetivas instalações, como zonas de aluguer e estações de carregamento. Para isto foi preciso, claro, reformular o projeto de infraestruturas elétricas para garantir que fornecem toda a potência necessária ao uso destas instalações.

Este é um bairro desenhado para a vivência entre pessoas. Através da criação de diferentes áreas dentro do mesmo espaço, permite experiências multissensoriais que promovem o contacto e consideram a escala humana. Escolher Vila Rio é escolher conforto e comodidade, com bens, serviços e plataformas de lazer a meros passos de casa. É escolher a pureza do ar livre e a imensidão do Tejo. Tudo sem ter que sair do seu bairro. Escolher Vila Rio é viver no futuro.

Comunidade Vila Rio (4) Min
Comunidade Vila Rio (2) Min
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

Outras Notícias

Vila Rio & EU: Um programa de responsabilidade social

A Teixeira Duarte acredita que a alma dos seus projetos vive em quem os habita e de quem deles disfruta e o bairro Vila Rio não é exceção. Um dos principais compromissos é criar um bairro que cresça em harmonia com o crescimento do próprio município, repleto de cultura, valiosas histórias e tradições.

LER MAIS »

Outras Notícias

Vila Rio & EU: Um programa de responsabilidade social

A Teixeira Duarte acredita que a alma dos seus projetos vive em quem os habita e de quem deles disfruta e o bairro Vila Rio não é exceção. Um dos principais compromissos é criar um bairro que cresça em harmonia com o crescimento do próprio município, repleto de cultura, valiosas histórias e tradições.

LER MAIS »