Idealizar, sonhar, construir e fazer acontecer. Requalificar a frente ribeirinha. Vila Rio não para de surpreender. Conheça aqui as melhores novidades do próximo espaço ícone da frente ribeirinha.
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira dá início à requalificação e conservação ambiental e paisagística de mais um troço da frente ribeirinha do Concelho de Vila Franca de Xira, entre Alverca e o Sobralinho, numa extensão de cerca de 4,9 Km e numa área aproximada de 14,1 hectares.
Estes passadiços não apresentam um nome oficial. No entanto, a maioria chama-os passadiços do Tejo. Encontram-se próximos do rio, que corre ao lado e marca a paisagem durante as caminhadas e integram uma extensa rede de caminhos pedonais e cicláveis ao longo de 5627 metros.
É com entusiasmo que vemos iniciar os trabalhos de obra dos dois primeiros lotes residenciais de Vila Rio. Para a Teixeira Duarte, este é um momento simbólico que concretiza o desenvolvimento de um novo bairro.
O início da construção do primeiro projeto residencial coincide com a iminente conclusão das obras de urbanização de Vila Rio. Para breve, prevê-se uma nova vida para o novo bairro.
É oficial: a Galeria do Rio ja abriu portas e promete trazer uma nova dinâmica à cena cultural e artística da freguesia. A mostra “Os Avieiros, a Póvoa e o Rio” dá o mote para a inauguração deste espaço.
Uma nova ponte ciclo pedonal, que está em construção no Parque das Nações, vai permitir-nos finalmente atravessar o rio Trancão e chegar ao concelho de Loures.
Localizado ao longo da zona ribeirinha da Póvoa de Santa Iria, o bairro Vila Rio foi pensado para ser apreciado, não apenas pelos seus residentes, mas por todos aqueles que procuram um espaço tranquilo e de beleza inigualável para desfrutar de um fim de semana à beira rio.
São seis quilómetros de um passadiço pedonal e ciclável junto ao rio Tejo que irão unir os concelhos de Loures e de Lisboa, entre Santa Iria de Azóia e o Parque das Nações.
Constroem-se os arruamentos e os extensos caminhos pedonais de conexão do bairro ao rio Tejo. Implementa-se o projeto de paisagismo e de sistemas de rega com trabalhos que valorizam os espaços públicos e a qualidade de vida.
O desenho urbano do bairro Vila Rio está assente em três estruturas principais: rodoviária, pedonal e ecológica, que em conjunto criam uma circulação fluída de pessoas e veículos, valorizando o ecossistema em redor.
As alterações impostas ao nosso quotidiano, por força do contexto de pandemia, fizeram com que, a palavra “casa” tenha hoje um significado muito mais profundo. Aquele que era um espaço de utilização individual e exclusiva para os momentos lúdicos em família transformou-se num espaço mais diversificado.
Muito nos orgulhamos de apresentar a nova Galeria do Rio, um espaço cultural que pretende integrar a comunidade da Póvoa, fomentando à participação ativa de todos, e promover e agregar o talento local em um novo espaço.
A Teixeira Duarte acredita que a alma dos seus projetos vive em quem os habita e de quem deles disfruta e o bairro Vila Rio não é exceção. Um dos principais compromissos é criar um bairro que cresça em harmonia com o crescimento do próprio município, repleto de cultura, valiosas histórias e tradições.
O nosso obrigado aos estudantes de engenharia civil do Instituto Superior Técnico que hoje vieram conhecer o trabalho que as equipas estão a desenvolver na construção das infraestruturas do novo bairro Vila Rio.
A pensar nas próximas gerações, o bairro Vila Rio vai ao encontro das necessidades e vontades da sociedade, extremamente centradas na sustentabilidade e na preservação ambiental e dos espaços públicos. Uma procura crescente por uma maior qualidade de vida, onde uma relação mais equilibrada com a natureza tem um papel crucial.
O desenvolvimento do bairro Vila Rio apoia-se num projeto de urbanismo sustentável com capacidade para influenciar, de forma positiva, os hábitos de vida dos futuros ocupantes e onde o desenho urbano de Vila Rio foi idealizado para que este projeto se consiga integrar perfeitamente no município.
Sendo a preocupação ambiental uma constante no desenvolvimento do projeto Vila Rio, é com orgulho que vemos finalizada a construção de mais uma etapa de um sistema integrado de drenagem do novo bairro.
No âmbito do processo de gestão da qualidade e do respetivo plano de inspeções e ensaios implementado na obra de infraestruturas, foram detetadas oportunidades de melhoria, com vista a garantir uma maior durabilidade da pavimentação das novas estradas.
A construção de um bairro com uma identidade forte foi, desde o início, um pressuposto da Teixeira Duarte para o desenvolvimento de Vila Rio. A proposta de toponímia surge neste enquadramento e foi recentemente aprovada pelo executivo municipal.
Com o Tejo a fazer-nos companhia, é possível percorrer mais de 5000 metros de trilhos pedonais e cicláveis entre a ribeira da Verdelha, em Alverca, e o cais da Póvoa de Santa Iria.
A Rotunda Vila Rio é a 1ª de muitas exposições de arte urbana implantadas no bairro Vila Rio, e que materializa a vontade de valorizar o espaço público através da arte nacional.
Um trajeto assente em Engenho, Verdade e Compromisso, que nos orgulha, que nos ensina e que nos inspira a continuar a "Fazer, contribuindo para a construção de um mundo melhor".
No bairro Vila Rio encontramos 25.000m2 cobertos de calçada portuguesa, abraçando técnicas seculares para embelezar o espaço exterior com um toque de tradição.
Um logótipo intemporal e transversal a gerações, que converge em si o melhor do passado, a experiência do presente e o sonho do que virá a ser o futuro.
Ter tudo por perto a “walking distance” e a oportunidade de nos deslocarmos de uma forma mais sustentável concretiza um novo conceito urbano “A cidade dos 15 min”.
Promovido pela Teixeira Duarte, o projeto Vila Rio, viu iniciar as suas obras de infraestruturas em Outubro de 2020, sendo previsto um prazo de execução de 8 meses.
Zona Ribeirinha da Póvoa é cada vez mais procurada. Há quem diga que para a prática de desportos náuticos, este espelho de água é dos melhores do país.