Viver e Explorar

Um Novo Bairro
em Crescimento

Março 2024

05

Mar

2024

Lote 1 e Lote 3: Conheça a fase da obra

Modal Title

05

Mar 2024

Lote 1 e Lote 3: Conheça a fase da obra

A execução da estrutura de betão até ao piso 0 já se encontra concluída, sendo visível os avanços para o piso 2.

Visite o Bairro e vislumbre os edifícios a erguerem-se sobre a paisagem.

Previous slide
Next slide

Janeiro 2024

11

Jan

2024

Lote 1 e Lote 3: Já são visíveis os primeiros pisos

Modal Title

11

Jan 2024

Lote 1 e Lote 3: Já são visíveis os primeiros pisos

A execução dos primeiros pisos de estacionamento dos edifícios já é visivel, através dos trabalhos de betonagem dos pilares e respetivas lajes.

Outubro 2023

06

Out

2023

Lote 1 e Lote 3: Começam a ganhar forma

Modal Title

06

Out 2023

Lote 1 e Lote 3: Começam a ganhar forma

Começa a ganhar forma a implantação dos primeiros edifícios do Bairro Vila Rio e brevemente começarão a erguer-se os primeiros pisos do lote 1 e 3.

Lote 1
Lote 2

Março 2023

30

Mar

2023

Abertura da Alameda das Salinas

Modal Title

30

Mar 2023

Abertura da Alameda das Salinas

Ao chegar a Vila Rio, permita-se viver uma experiência única e memorável percorrendo a grandiosa Alameda das Salinas.

Estacione o seu carro ao longo da calçada de São Tiago. Pela sua extensão, toda ela revestida a calçada Portuguesa, é o local ideal para iniciar o seu passeio.

Daqui, aceda diretamente ao Parque Ribeirinho, onde se poderá conectar com a natureza, respirar ar puro e desfrutar das maravilhosas belezas naturais do local.

As novas infraestruturas e acessos criadas conferem a esta zona um maior conforto, e a possibilidade de residentes e comunidade desfrutarem em pleno da frente ribeirinha.

A abertura da Alameda das Salinas permite agora o acesso a mais de 5 quilómetros diversas áreas pedonais, 3 quilómetros de novas vias de circulação rodoviária, 700 metros de ciclovia com ligação direta à ciclovia do Tejo, que a partir de Agosto fará a ligação direta ao Parque das Nações e, a 800 novos lugares de estacionamento público.

A Póvoa de Santa Iria ganha assim novos acessos e espaços de qualidade para usufruir da frente ribeirinha, maximizando a qualidade de vida dos seus residentes, das suas famílias e da comunidade.

Venha descobrir Vila Rio, o bairro onde o Tejo ganha outro encanto.

Dezembro 2022

12

Dez

2022

Conclusão das obras de urbanização

Modal Title

12

Dez 2022

Conclusão das obras de urbanização

Na iminência de concluir as obras de urbanização do futuro bairro Vila Rio, começa a ganhar forma um projeto de urbanismo que contribui para o ordenamento, regeneração e qualificação do espaço público do Município.

Em breve veremos no bairro Vila Rio, diversas áreas pedonais, novo mobiliário urbano, 3 km de novas vias de circulação rodoviárias, 43.000 m2 de novos espaços verdes públicos e 800 novos lugares de estacionamento público. Idealizado para viver o espaço exterior, contribui com mais de 700 metros de ciclovia , 5 km de novos caminhos pedonais e 30.000 m2 de calçada típica e tradicional portuguesa.

Para breve, um bairro mais humanizado, que maximiza a qualidade de vida dos seus residentes, das suas famílias, dos seus convidados e da própria comunidade.

Dezembro 2022

09

Dez

2022

Arranque da construção do lote 1 + 3

Modal Title

09

Dez 2022

Arranque da construção do lote 1 + 3

É com entusiasmo que vemos iniciar os trabalhos de obra dos dois primeiros lotes residenciais de Vila Rio.


No final de novembro assinalámos este simbólico momento com a execução da primeira estaca. Para a Teixeira Duarte, este é um momento que concretiza o desenvolvimento de um bairro que idealiza contribuir para a requalificação da frente ribeirinha do rio Tejo. Para os futuros moradores, este é o início da construção de um sonho.

Agosto 2022

26

Ago

2022

Abertura ao público da Galeria do Rio

Modal Title

26

Ago 2022

Abertura ao público da Galeria do Rio

É oficial: a Galeria do Rio já abriu portas e promete trazer uma nova dinâmica à cena cultural e artística da freguesia. A mostra “Os Avieiros, a Póvoa e o Rio” dá o mote para a inauguração deste espaço, que dá a conhecer a história e tradições regionais. 

Com uma curadoria pensada para contar isso mesmo, a Galeria do Rio quer explorar as diferentes identidades e narrativas de que a Póvoa é feita, oferecendo diversidade cultural e artística aos residentes e visitantes de Vila Rio.

Com uma agenda de eventos própria – criada por uma equipa experiente e especializada – a galeria apresenta-se como um espaço de lazer e entretenimento, onde pequenos e graúdos podem conhecer antigas tradições ligadas à Póvoa, mas também à história do Tejo e da frente ribeirinha. A Galeria do Rio tem entrada livre e encontra-se aberta ao público de segunda a sexta, por isso venha visitar-nos!

Julho 2022

01

Jul

2022

Finalização dos trabalhos de infraestrutura do bairro

Modal Title

01

Jul 2022

Finalização dos trabalhos de infraestrutura do bairro

Com a conclusão prevista para o último trimestre de 2022, é com emoção que vemos a iminente finalização dos trabalhos de infraestruturas, onde já é possível visualizar o futuro bairro a ganhar forma.

A recente finalização da rede de drenagem de águas pluviais e domésticas incluiu a execução de 32 caixas de visita e 1.250m de coletores, implantados a profundidades entre 1,65 m e 4,57 m, que garantem o encaminhamento para a rede municipal e respetiva estação de tratamento, permitiu a passagem para a atual, e terceira, etapa onde se constroem os arruamentos e os extensos caminhos pedonais de conexão do bairro ao rio Tejo, num total de 5.200 m de passeios em calçada e 3.300m de novas vias de acesso. Esta fase inclui também a implementação do projeto de paisagismo e de sistemas de rega com trabalhos que valorizam os espaços públicos exteriores e a qualidade de vida dos futuros ocupantes.

Estando concluída esta fase ficam reunidas as condições para o desenvolvimento da 4ª e ultima fase das obras de infraestruturas. A Teixeira Duarte continua totalmente empenhada para que, muito em breve, possa disponibilizar novos espaços, abertos não só aos futuros residentes do bairro, mas a toda a comunidade.

Fevereiro 2022

22

Fev

2022

A conceção do projeto para o novo bairro

Modal Title

22

Fev 2022

A conceção do projeto para o novo bairro

O arranque das obras de infraestruturas marca o arranque de um projeto que promete desenvolver e acrescentar valor à freguesia da Póvoa de Santa Iria. A primeira fase das obras de infraestruturas do bairro Vila Rio focou-se na remoção das sobrecargas efetuadas durante o processo de consolidação de solos, tendo sido removidos mais de 100.000mde solo.

Com este processo concluído, ficam, desta forma, reunidas as condições para iniciar a segunda fase das obras de infraestruturas. Esta segunda fase consiste na execução da rede de drenagem de águas residuais, que as encaminhará para a rede municipal e respetiva estação de tratamento. Os trabalhos consistem na execução de 32 caixas de visita e 1.250m de coletor, implantado a profundidades entre 1,65 m e 4,57 m.

Com a conclusão no final de março de 2021, a segunda etapa das obras é pilar na criação do futuro bairro. Delineando as raízes do que será a principal avenida de circulação de Vila Rio, começa a materializar os arruamentos e os extensos caminhos pedonais de conexão do bairro ao rio Tejo, elemento caracterizador do novo bairro.

Além de 5.200m de passeios em calçada, o bairro Vila Rio irá contar ainda com 3.300m de novas vias de acesso, contribuindo para os esforços e o compromisso na revitalização da cidade, com a certeza de transformar a visão do bairro Vila Rio em realidade.

 

Um bairro idealizado para viver o exterior

Idealizado como bairro para viver o espaço exterior, esta fase de traçar caminhos é fulcral.

A Teixeira Duarte continua totalmente empenhada para que, muito em breve, possa disponibilizar novos espaços, abertos não só aos futuros residentes do bairro, mas a toda a comunidade.

A terceira fase das obras que se avizinha inclui a execução da rede de drenagem de águas pluviais, cuja solução foi desenvolvida em estreita colaboração com os SMAS, permitindo obter uma solução de funcionamento mais eficaz e eficiente.

Está prevista a execução de 2.200m de coletor, 64 caixas de visita, 108 sumidouros, bem como o reperfilamento de 220m de valas já existentes e a execução de seis bocas de descarga. Esta fase deverá estar concluída já em meados de Julho de 2021.

Agosto 2021

25

Ago

2021

Conclusão dos trechos do sistema de drenagem do novo bairro

Modal Title

25

Ago 2021

Conclusão dos trechos do sistema de drenagem do novo bairro

Sendo a preocupação ambiental uma constante no desenvolvimento do projeto Vila Rio, é com orgulho que vemos finalizada a construção de mais uma etapa de um sistema integrado de drenagem do novo bairro.

Com a ambição e compromisso de proporcionar uma maior qualidade de vida para a comunidade local, concluímos agora os trabalhos de execução da vala de enxugo, localizada a poente do bairro Vila Rio, solução especialmente minuciosa, que será responsável por garantir uma drenagem eficiente das águas residuais e pluviais provenientes do futuro empreendimento e da área adjacente que engloba a Avenida Afonso de Albuquerque e a Rua das Marinhas do Tejo.

Este foi um trabalho artesanal, criteriosamente realizado por uma equipa de profissionais dedicados ao projeto, onde o processo de mecanização não teve lugar, e onde pedra a pedra, dia após dia, vimos concluir mais uma etapa de um processo de melhoria contínua do espaço público.

Um trabalho finalizado com o rigor e excelência que carateriza o grupo Teixeira Duarte, agora entregue ao domínio da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, e que constitui mais um elemento essencial no processo de crescimento orgânico do novo bairro Vila Rio, harmoniosamente enquadrado com o ritmo de crescimento urbano do Município.

De destacar ainda, neste enquadramento, a instalação de uma nova estação elevatória de águas residuais e respetivo emissário, construídos em 400m2 de terreno cedido pela Teixeira Duarte, e que permite o envio dos efluentes, provenientes da freguesia da Póvoa de Santa Iria, para adequado tratamento na ETAR de Alverca.

Desta forma e através de pequenos gestos, esperamos, contribuir nesta exigente tarefa de um compromisso continuo, que exige de todos nós um envolvimento consciente e informado.

Drenagem águas Vila Rio (2)
Drenagem águas Vila Rio (11)

Agosto 2021

24

Ago

2021

Trabalhos de pavimentação e novos arruamentos do bairro

Modal Title

24

Ago 2021

Trabalhos de pavimentação e novos arruamentos do bairro
Os trabalhos de infraestruturas de Vila Rio continuam a um bom ritmo, sendo já possível ver o traçado de todas as vias e arruamentos que formam a estrutura rodoviária e pedonal do futuro bairro. Neste âmbito, estão a ser desenvolvidos trabalhos de execução de pavimentos que pela sua necessidade de resistirem às diversas cargas e sobrecargas, durante a sua vida útil, são especialmente exigentes.
Nestes trabalhos é especialmente importante assegurar soluções técnicas e materiais adequados que garantam o conforto dos utilizadores e que simultaneamente minimizem as necessidades de manutenção por parte dos municípios ao longo dos anos.

Muito recentemente, e no âmbito do processo de gestão da qualidade e do respetivo plano de inspeções e ensaios implementado na obra de infraestruturas, foram detetadas oportunidades de melhoria, com vista a garantir uma maior durabilidade da pavimentação das novas estradas.

Assente nos valores do grupo Teixeira Duarte, comprometemo-nos a efetuar a entrega das infraestruturas, ao domínio público, com todos os trabalhos executados com o máximo rigor e qualidade. Desta forma, e não obstante a obra estar já num estado avançado de desenvolvimento, foi implementada uma revisão ao projeto e aos trabalhos já em curso.

O projeto sofreu uma profunda reformulação, garantindo que todos os pressupostos base, cálculos e as soluções construtivas definidas estão de acordo com a legislação em vigor, com as melhores práticas e que são as mais adequadas à infraestrutura presente, assim como devidamente compatibilizadas com as condições da sua envolvente.

O resultado final culimou na definição de uma solução de reforço do leito de pavimento. Como consequência, tornou-se, ainda, aconselhável a execução de uma proteção de alguns troços de tubagem das redes de drenagem de águas residuais domésticas e pluviais, através do envolvimento em betão, eliminando a possibilidade de estas poderem sofrer algum dano aquando da execução dos trabalhos de reforço do leito de pavimento.

A adopção desta solução de reforço do leito de pavimento, em toda a extensão das vias do bairro Vila Rio garante, assim, a sua completa adequação ao fim a que se destina, maximizando a sua durabilidade e minimizando os futuros custos com necessidades de manutenção, e contribuindo assim para a criação de novos espaços de qualidade e de valor acrescentado para o Município e para a Comunidade.

Execução Pavimento VR (7)
Colocação de geotêxteis
Execução Pavimento VR (6)
Betão de proteção para tubagens
Execução Pavimento VR (1)
Enrocamento de pedra
Execução Pavimento VR (3)

Agosto 2021

20

Ago

2021

Aprovada proposta de toponímia para o bairro de Vila Rio

Modal Title

20

Ago 2021

Aprovada proposta de toponímia para o bairro de Vila Rio
Resultado de uma vontade de criar projetos únicos que transpareçam a essência dos locais onde se insere, a Teixeira Duarte quis desde o início criar algo autêntico para Vila Rio, sendo a toponímia uma importante peça do puzzle para a construção deste objetivo. Antecipando a conclusão das obras de infraestruturas, foi desenvolvida uma proposta para a atribuição de topónimos às novas ruas, resultado de um rigoroso trabalho de investigação e do apoio das entidades locais. A proposta final e aprovada é resultado de um trabalho conjunto entre a Teixeira Duarte, o executivo da Junta de Freguesia da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa, as forças políticas locais eleitas e a comissão de toponímia da Assembleia de Freguesia. Por forma a acomodar os inputs e contributos de todas estas entidades, a proposta inicial teve várias evoluções, resultando numa proposta final com a qual todas as partes estão de acordo e que respeita o Regulamento Municipal de Toponímia e Numeração de Polícia do Concelho de Vila Franca de Xira, publicado em Diário da República.
Um projeto de sucesso, resultado de um trabalho em equipa entre diferentes entidades especializadas nas mais variadas áreas de atuação no município; que após diversas reuniões, debates e partilha de sugestões, vêm agora um espaço de real valor acrescentado para a comunidade ganhar vida.
Shot of a young businesswoman delivering a speech during a conference

Com a conclusão das obras de infraestruturas para breve, antecipadas para meados de Maio de 2022, era nossa ambição, conjuntamente com todas as entidades envolvidas, ver a comunidade receber as infraestruturas de um novo bairro, com topónimos já atribuídos que transparecesse a verdadeira identidade de bairro; com as suas ruas, passeios, calçadas e alamedas bem sinalizadas e perfeitamente integradas entre si.

Com orgulho vimos a proposta resultante desta parceria ser aprovada pela Assembleia de Freguesia reunida no dia 24 de junho, e pela Câmara Municipal na reunião do dia 25 de agosto de 2021.

A inspiração, o conceito e os critérios da proposta:

Sendo a proposta de toponímia uma importante peça na construção da identidade do bairro, todos os 18 topónimos respeitam 4 critérios gerais:

  • Valorização: criar um conceito topónimo forte que contribui para a valorização do espaço;
  • Unidade: conceitos que contribuem para a unificação do espaço e singularidade da identidade de Vila Rio;
  • Intemporalidade: uma proposta que se perpétua no tempo; que preserva e enaltece a memória e identidade do município;
  • Caráter pedonal: topónimos que reforçam o caráter pedonal do empreendimento, das “Calçadas” às “Alamedas”.
Young couple running and playing with their dog outdoors in the morning
Family Yacht Sailing. Parents And Little Daughter Sitting Together On Sailboat Deck Hugging Enjoying Sea Trip. Back View, Free Space
Praça Do Sal Vila Rio
Calçada Vila Rio

Os topónimos do bairro Vila Rio:

Os topónimos de Vila Rio dividem-se em duas grandes temáticas:

  • A história: O revisitar da história do lugar e o homenagear dos 500 anos de funcionamento das salinas. O dar continuidade ao conceito topónimo já atribuído à Rua do Telhal, de caráter histórico forte.
  • A cultura e tradição: O homenagear da cultura portuguesa através da tradição cristã. O elencar de santos que praticam o bem e que cuidam e protegem os lares.

Nos arruamentos localizados na parte superior do bairro são inspirados na “história do lugar” que está intimamente ligada aos avieiros, ao Tejo, às salinas e aos pescadores. Assim, dá-se seguimento ao caráter e identidade histórica da já existente Rua do Telhal.

A Praça do Sal faz a ligação entre os dois temas. Por um lado, o sal enquanto matéria-prima explorada antigamente, e por outro lado, o sal, sinónimo de preservação e de purificação. A Praça do Sal, situada no coração de Vila Rio, relembra a história e vivências da Póvoa num espaço desenhado para estar e conviver, favorável à criação de novas memórias.

Nos arruamentos localizados na parte inferior do bairro densifica-se o tema da “cultura e tradição” com os hagiotopónimos. Os santos escolhidos surgem como 4 pescadores e como praticantes do bem. Vila Rio surge nos seus braços, numa envolvente marinha onde o sal e os pescadores ocupam um lugar na sua história

As calçadas surgem pelo próprio revestimento do pavimento e pelo caráter pedonal que se pretende associar ao projeto. Um revestimento que remete para a exclusividade de técnicas milenares portuguesas.

Este é um exemplo claro do espirito colaborativo entre entidades públicas e privadas. Um trabalho em equipa, de que muito nos orgulhamos e, que acompanha todo o processo de desenvolvimento e crescimento do novo Bairro Vila Rio.

Março 2021

22

Mar

2021

Lançamento da exposição digital “Uma Cultura para Partilhar”

Modal Title

22

Mar 2021

Lançamento da exposição digital “Uma Cultura para Partilhar”

Um dos desafios de desenvolver um bairro novo é a capacidade de conseguir perpetuar no tempo as memórias de um espaço. Uma matéria intangível mas com um valor inigualável quando para além de apartamentos, escritórios e comércio se quer construir um lugar com um forte sentimento de pertença. Na conceção do bairro Vila Rio, desde sempre, houve esse cuidado, e por isso incluímos a memória como um dos eixos estratégicos de desenvolvimento. 

A integração da calçada portuguesa, de obras de arte ao longo do bairro e de um logótipo que expressa a íntima relação com o rio são apenas alguns dos elementos que comprovam a presença da herança da cultura lusa no bairro Vila Rio, tornando-a parte da sua identidade, todos os dias. 

A forte aposta na preservação de tradições é, assim, um dos alicerces deste projeto, que singra quando combinada com as melhores tecnologias e técnicas da nossa geração, oferecendo aos residentes uma experiência de vida única.

É também na arte que o bairro Vila Rio encontra a harmonia perfeita entre o ontem e o amanhã. Através de instalações artísticas que convidam a um conhecimento mais profundo sobre cultura local, Vila Rio convida a longos passeios de conhecimento pelo bairro. Este elemento está presente em forma física, mas também conceptual, já que todo o projeto foi pensado nesse sentido. Veja-se o logótipo Vila Rio: de traço moderno e minimalista, é a clara representação de uma imponente embarcação, pronta a semear o futuro nos ventos de mudança. O seu design único é sinónimo do espírito e génese audazes do bairro.

A comunidade avieira presente na frente ribeirinha desde o século XIX, são um dos muitos exemplos da materializam da preservação da memória, raízes e tradições da cidade. Uma comunidade forte, vincada com tradições que nos remetem para o rio Tejo.

Sinergias que preservam a herança da Póvoa

A Associação Cultural Avieiros da Póvoa de Santa Iria (ACAPSI) é uma das mais ativas associações culturais da Póvoa de Santa Iria. Fundada em 2012 foca-se na comunidade Avieira, suas narrativas e tradições, e desempenha um papel fundamental na divulgação das suas tradições. O seu trabalho desenvolve-se através de exposições e eventos, muitas vezes em parceria com o próprio município de Vila Franca de Xira, sempre com o objetivo de dar a conhecer a sua cultura e tradições. 

Com esta comunidade tão próxima do bairro Vila Rio e com um papel tão ativo na preservação da memória, o estreitar de relações com a ACAPSI aconteceu de forma muito natural. 

Fruto da vontade de preservar as tradições locais, o bairro oferece um novo espaço cultural, a Galeria do Rio com uma exposição que homenageia a comunidade Avieira.  “Uma Cultura para Partilhar” é o nome da nova exposição – patente ao longo do ano de 2021 – Para saber mais sobre a mostra, ver aqui

A exposição é testemunho de como o bairro Vila Rio se insere numa comunidade perfeitamente integrada no rio Tejo, com uma cultura e tradições respeitadas e acarinhadas por todos.

Foi também a pensar na cultura que o bairro Vila Rio convidou o artista e avieiro, Mestre Calão, a criar uma réplica de um barco avieiro, igualmente em exposição na Galeria do Rio.

 

Exposição “Uma história para partilhar” em parceria com artista e avieiro “Mestre Calão”

A comunidade Avieira: Uma história que vale a pena recordar 

Em meados do século XIX, pescadores oriundos de Leiria e Gândara migraram em busca de melhores condições de vida, procurando zonas com peixe em abundância. Foi assim mesmo que foram parar ao rio Tejo. Aí, ancoraram os seus pequenos saveiros e bateiras, onde comiam, dormiam e pescavam. 

As primeiras versões destas embarcações – feitas em madeira – serviam todos estes propósitos e outros como dar à luz ou criar os filhos, já que cada barco levava sempre dois pescadores, geralmente marido e mulher. Chegavam a estar cerca de duas semanas a pescar sem vir a terra. Testemunhos dessa época relatam a necessidade de um toldo para que parte do barco se mantivesse seco, algo desnecessário hoje em dia, já que as embarcações são feitas de fibra ao invés de madeira. 

Após alguns anos, os avieiros foram construindo casas palafíticas junto ao rio para se protegerem das cheias, guardando as embarcações junto ao lar. A comunidade Avieira chegou a compreender 400 pessoas.

Embora tenha havido um declínio nos números, há ainda membros ativos deste coletivo. 

E porque a história se quer preservada, algumas associações têm unido esforços para manter a tradição viva, seja por meio de exposições, passeios turísticos ou núcleos museológicos. Junto ao cais, as redes de pesca expostas retratam outros tempos em que não havia parança e alguns barcos de madeira colorida descansam, relembrando memórias antigas.

 

O bairro Vila Rio: Colaborar para requalificar à beira-rio

Parte essencial da cultura local, a comunidade Avieira deve não só ser lembrada como comemorada. É nesse sentido que o bairro Vila Rio une esforços com as gentes locais, promovendo atividades e eventos focados nas tradições que avivam a frente ribeirinha. 

O bairro Vila Rio é o retrato de um bairro tipicamente português com uma nova roupagem. Pronta para acolher o futuro, proporciona uma experiência única e eleva a qualidade de vida dos seus habitantes e visitantes. 

A colaboração com instituições e associações locais é um dos exemplos do compromisso que Vila Rio tem em contribuir, para a qualidade de vida da comunidade da Póvoa e na promoção da cultura local. Completamente empenhado em ser parte do projeto da requalificação da zona ribeirinha, o bairro pretende ajudar a que esta zona se torne ponte de referência no concelho de Vila Franca a vários níveis. Porque a vida e a cultura merecem um lugar assim, à beira-Tejo.