Tudo o que importa a 15 minutos

BAIRRO VILA RIO: TER TUDO O QUE É IMPORTANTE A 15 MINUTOS

#FollowVilaRio,
22 de Março, 2021
Ter tudo por perto a “walking distance” e a oportunidade de nos deslocarmos de uma forma mais sustentável concretiza um novo conceito urbano “A cidade dos 15 min”.
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
   

A conceção do desenho urbano do bairro Vila Rio materializa a vontade de desenvolver um bairro verdadeiramente dinâmico, vibrante e sustentável. Um bairro harmonioso onde é possível cumprimentar os vizinhos a caminho do supermercado, voltar do trabalho, que fica a dois passos de distância, trocar de roupa e arrancar para uma corrida ao som do rio e dos pássaros, com o reflexo do sol mesmo antes deste se pôr. Um cenário talvez inimaginável para quem vive num centro urbano de grande escala, onde não se dispensa o carro, o supermercado fica a caminho e meio e a lua já brilha quando se mete a chave à porta. 

Alinhado com aquilo que são as grandes tendências do desenvolvimento de projetos imobiliários, na conceção do bairro Vila Rio foram previstos diversos usos, incluindo a habitação, o comércio, os serviços e o lazer, por forma a incluir tudo aquilo que é importante no quotidiano dos futuros ocupantes e por forma a potenciar a vivência de um estilo de vida mais tranquilo, com tempo para valorizar aquilo realmente importa.  

Poder incluir no desenho urbano do bairro Vila Rio tudo o que é valorizado no dia-a-dia e associar a esta diversidade de usos uma estratégica rede de mobilidade sustentável, materializa o eixo da sustentabilidade definido para este projeto, desde o primeiro momento. De facto, a rede de transportes públicos que serve o bairro Vila Rio interliga-se com a rede de ciclovias desenvolvida no Concelho, ciclovia urbana e ribeirinha, e com a estrutura pedonal do próprio bairro, permitindo aceder diretamente a qualquer ponto da cidade de uma forma eficiente e sustentável.

Ter tudo por perto a “walking distance” e a oportunidade de nos deslocarmos de uma forma mais sustentável concretiza um novo conceito urbano, o ambicionado “Bairro de 15 minutos”, que já está a ser implementado nas grandes capitais europeias mas onde o contexto de pandemia e de confinamento veio acelerar a tendência

O mundo está a mudar e a pandemia está a alterar hábitos de vivência, com as pessoas cada vez mais fixas nos seus bairros, e com uma necessidade cada vez maior de ter por perto, tudo o que necessitam. 

Em Portugal, antes da pandemia de COVID-19, as pessoas passavam o equivalente a um dia de trabalho por semana em deslocações. O facto de poder ter tudo o que é essencial a uma distância de 15 minutos, a pé ou de bicicleta, permite-nos ganhar tempo, apostar numa maior sustentabilidade ambiental e maior qualidade de vida. 

E essa é a inspiração do conceito do bairro Vila Rio. Um novo bairro que vai ao encontro de uma nova forma de viver; mais calma, mais intensa e sustentável e com tempo para aqueles que nos são mais importantes.

Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

Outras Notícias

Outras Notícias

Scroll Up