Vila Rio

O urbanismo sustentável como vetor de desenvolvimento do Vila Rio

#FollowVilaRio,
9 de Setembro, 2021
O urbanismo sustentável como vetor de desenvolvimento do Vila Rio
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

Construir um futuro melhor, através de cidades sustentáveis

O desenvolvimento do bairro Vila Rio apoia-se num projeto de urbanismo sustentável com capacidade para influenciar, de forma positiva, os hábitos de vida dos futuros ocupantes.

O desenho urbano de Vila Rio foi idealizado para que este projeto se consiga integrar perfeitamente no município e para aproximar a comunidade, tornando-a mais participativa e dialogante.

Como exemplo, está a estrutura ecológica do bairro, com diversas zonas verdes e zonas de estar, que privilegia uma melhor qualidade de vida, uma utilização frutífera do espaço público e uma consciencialização ambiental.

Um desenho que promove um bairro dinâmico e humanizado, quer pelo forte caráter pedonal com estruturas que privilegiam o conforto dos peões quer pelos espaços que incentivam a vivência exterior, o comércio de rua e os eventos culturais.

Os espaços de Vila Rio que concretizam o conceito de urbanismo sustentável

Vila Rio ganha vida a partir de um projeto urbanístico que considera o uso misto com espaços para comércio, habitação e serviços. Desta forma, fica garantido a criação de espaços multifuncionais, com dinâmicas e vida própria ao longo de todo o dia.

Esta dinâmica, gerada por um fluxo constante de movimento promove o crescimento económico do próprio município, promovendo o acesso facilitado ao comércio de rua e criando locais próprios para a realização de eventos artísticos e culturais (ex..: Passeio das artes com >4.800m2 de caminhos dedicados à valorização de arte e cultura local, com galeria e anfiteatro ao ar livre).

Ainda na lógica da sustentabilidade, Vila Rio prioriza o transporte público e a mobilidade suave, com uma estrutura viária que promove a redução das emissões de CO2 provocadas pelo uso excessivo e desnecessário de meios de transporte poluentes.

Passeio das Artes – Espaços que promovem a aproximação da comunidade e a partilha

Um compromisso com a sustentabilidade

A Teixeira Duarte adotou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas enquanto quadro global para moldar, conduzir e relatar as ações das empresas suas participadas.

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram fixados numa cimeira da ONU com o propósito de criar uma agenda ambiciosa com vista à erradicação da pobreza e ao desenvolvimento económico, social e ambiental à escala global até 2030. Na sua abordagem ao quadro dos ODS, o Grupo Teixeira Duarte realizou uma avaliação aos impactos das atividades desenvolvidas pelas empresas participadas sobre as prioridades e aspirações globais para 2030 definidas nos 17 ODS. Através desta avaliação, o Grupo identificou, a um nível local, um conjunto de ODS que são mais relevantes e que hoje conduzem as atividades dos diferentes negócios.

Tendo como referência este enquadramento do Grupo Teixeira Duarte, também Vila Rio é uma oportunidade para contribuir para a Agenda 2030 da ONU.

Tornar as cidades, seguras, resilientes e sustentáveis é um dos objetivos deste projeto que em concreto implementa as orientações previstas no ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis incorporando as seguintes orientações no desenvolvimento deste novo bairro:

  • Assegurar a qualidade de vida dos residentes e visitantes, disponibilizando equipamentos públicos e espaços verdes naturais que fomentem o espírito comunitário, a salubridade ambiental e a segurança conjunta;
  • Aposta num ordenamento do território sustentável, com a utilização de métodos inovadores e eficazes de planeamento e gestão;
  • Aposta em novas configurações e usos dos espaços públicos; potenciando a coesão social e o fortalecimento da economia e identidade local;
  • Adaptação do sistema de mobilidade do bairro, valorizando a criação de caminhos pedonais, ciclovia e acessos privilegiados ao rio e ao centro da Póvoa.

Saiba mais sobre as ODS 11: https://www.ods.pt/objectivos/11-cidades-e-comunidades-sustentaveis/?portfolioCats=24

A importância da criação de espaços que melhoram as relações humanas

Urbanismo sustentável é um conceito bem presente em todas as etapas do projeto do bairro Vila Rio, no qual se destaca a vertente social associada aos diferentes espaços criados e que responde ao desafio de melhorar as relações humanas, com novas configurações e usos para os espaços públicos.

Praça do sal
A ocupação inteligente de espaços é outro dos elementos fulcrais no planeamento do novo bairro. Materializa-se na conceção de ruas que servem, ao mesmo tempo, para conviver e para circular, ou de núcleos urbanos concebidos para simplificar o dia-a-dia e aumentar a qualidade de vida.
Com assinatura do conceituado arquiteto português, José Manuel Costa, também o projeto de paisagismo do bairro Vila Rio prioriza o aproveitamento das zonas exteriores e espaços verdes, equilibrando perfeitamente as áreas urbanas e de uso comum.
Passeios, ciclovia e lazer em Vila Rio

A sustentabilidade materializada ao longo do bairro de Vila Rio

Todas estas orientações são incorporadas nos mais de 42.000m2 de espaços verdes e 5.200m2 de caminhos pedonais em calçada portuguesa, abertos a todos para caminhadas e corridas, passeios de bicicleta, exercício físico e atividades em grupo como piqueniques ou refeições entre amigos.
Este carácter multiusos e de proximidade promove a proteção ambiental e a mobilidade leve, permitindo que os cidadãos se desloquem, nas suas movimentações quotidianas, a pé ou de bicicleta. A sustentabilidade materializa-se também em outras infraestruturas, como o mobiliário urbano de exterior, em plástico 100% reciclado, distribuído ao longo do bairro para deleite físico e visual de quem vai passando. Estende-se também – mesmo no coração do bairro – a uma área com 5.700m2 inteiramente dedicada ao comércio, à restauração e ao lazer, evitando deslocações prolongadas desnecessárias, utilizando meios de transporte menos sustentáveis.
Planeado hoje para receber as famílias do amanhã, o bairro Vila Rio dá resposta às necessidades de quem procura uma maior qualidade de vida, maior proximidade com a natureza e uma vivência mais amiga do ambiente.
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

Outras Notícias

Outras Notícias