Um Bairro de futuro

Uma aposta na mobilidade sustentável

#FollowVilaRio,
19 de February, 2021
Um projeto de mobilidade sustentável para Vila Rio
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira tem, há já alguns anos, vindo a apostar no usufruto do espaço exterior e de uma vida ligada ao Tejo, e os primeiros passos na implementação de uma rede de ciclovias ribeirinhas foram dados, dando resposta à necessidade de se apostar em meios de mobilidade mais sustentável e idealizar novas estratégias de mobilidade suave.

Numa 1ª intervenção com a criação do Caminho Ribeirinho entre Vila Franca de Xira e Alhandra ao longo de 4.5km, seguindo-se o Parque Linear Ribeirinho do Estuário do Tejo, entre as cidades de Alverca e Póvoa de Santa Iria, que acolhe um percurso ciclável de 6.5km, permitindo assim aos cidadãos um maior contato com meios de transporte suaves num panorama seguro e de qualidade paisagística excecional.

Em 2018 nasce ainda o Parque Ribeirinho Moinhos da Póvoa e a Ciclovia do Tejo, um novo troço de ciclovia com aproximadamente 2km de extensão, que deu continuidade à já existente rota de 11km, percorrendo a frente ribeirinha até ao extremo sul do concelho. Ao todo, somam-se já 22km de caminhos especialmente criados para todos aqueles que adoram pedalar ao ar livre.

Enquadrado naquela que é a visão de sustentabilidade para o desenvolvimento do bairro Vila Rio, a Teixeira Duarte colabora com um novo troço de ciclovia, com ligação direta à frente ribeirinha. Assim, este projeto contribui para o projeto de mobilidade sustentável da Câmara de Vila Franca de Xira, possibilitando uma maior mobilidade entre povoações e entre a frente ribeirinha, Vila Rio e o centro histórico da Póvoa.

O Município tem, a ambição de completar 100km de ciclovia no seu território, dos quais fazem também parte 34km cicláveis em aglomerados urbanos de todo o concelho e 8,5km na Estrada Nacional 10, entre Alverca e Póvoa de Santa Iria, aproximando ainda mais Vila Rio da comunidade.

A experiência de pedalar a cidade sem interrupções, antevê o futuro auspicioso da zona onde se irá inserir o novo bairro Vila Rio. Entre gaivotas sentadas nos cais, a olhar em volta, vê-se a torre e a Ponte Vasco da Gama, com o Parque das Nações a dar o ar da sua graça no horizonte.

 

Saiba mais sobre o projeto de reabilitação da CMVFX: https://www.cm-vfxira.pt/municipio/reabilitacao-urbana/requalificacao-da-frente-ribeirinha


Fonte: https://www.cm-vfxira.pt/pages/2004?news_id=3270 

 
Um lugar e um projeto que contribui para a geração verde

A tendência crescente é de que o futuro se quer verde. Nesse sentido, não restam dúvidas de que o bairro Vila Rio se encontra na vanguarda disso mesmo, já que se encaixa e contribui para o desenvolvimento de parques naturais e de infraestruturas de mobilidade suave, acrescentando valor à vida dos moradores e visitantes, ao mesmo tempo que lhes oferece outras formas de deslocação mais amigas do ambiente para desfrutar em família.

Difícil de imaginar há duas décadas, ligar Vila Franca de Xira ao Guincho está cada vez mais perto, fazendo do Vila Rio um bairro de culto, atrativo para locais, e cada vez mais para visitantes, desportistas e amantes da natureza. Tornar o Vila Rio realidade é dar lugar de destaque ao meio ambiente, estabelecendo a posição da Póvoa de Santa Iria como pólo agregador de elementos sustentáveis e de promoção de um estilo de vida saudável.

 
“No futuro, uma das mais extraordinárias ciclovias do mundo”

A forte aposta do concelho na rede de ciclovias é uma excelente forma de promover um estilo de vida mais saudável e sustentável, e o plano não fica por aqui. A ideia é ligar, de forma contínua e ininterrupta, os municípios de Loures e Lisboa ao Parque do Tejo e Trancão, tornando assim possível a travessia do bairro Vila Rio até à zona ribeirinha de Lisboa, Parque das Nações, ao longo de mais de 10km.

A ideia deste ambicioso plano, é chegar até ao Guincho, algo que representará 60 km de ciclovia até à zona de Cascais e que será “uma das mais extraordinárias ciclovias do mundo” segundo Fernando Medina, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

Embora apelidada de ciclovia, neste longo trajeto ao ar livre pode fazer-se de tudo um pouco. Passeios calmos ou momentos românticos à beira-Tejo, corridas matinais ou viagens na história de máquina fotográfica em riste.

Se as filas de trânsito, tempo despendido e gasto de gasolina eram as principais justificações para preferir o centro de Lisboa, a conclusão da ciclovia com ligação direta ao Parque das Nações, juntamente com a estação de comboio a 250 metros do bairro Vila Rio, pode dissipar quaisquer dúvidas. 

A possibilidade de pedalar entre cidades sem interrupções, à distância de uma viagem de comboio, lança o mote para aquilo que se espera de um bairro de futuro.

 

Saiba mais em: https://www.idealista.pt/news/financas/investimentos/2019/11/27/41648-ir-de-vila-franca-de-xira-ao-guincho-de-bicicleta-sera-uma-das-mais-extraordinarias

Os meios de transporte sustentáveis que nos ligam, em minutos, a qualquer ponto da cidade

Ações e metas concretas têm sido implementadas por parte dos municípios portugueses em parceria com a CP para estimular a mobilidade pedonal e ciclável no espaço urbano no sentido de uma maior sustentabilidade ambiental.

Uma aposta nacional e local que representa um motor de mudança para aqueles que virão a ser os novos hábitos da população, mais responsáveis e conscientes.

Foram tomados compromissos, de forma a assegurar a promoção do uso da bicicleta, a conseguente adoção de hábitos de vida mais saudáveis e o onvestimento na construção de ciclovias. Compromisso esse que o bairro Vila Rio defende como eixo estratégico na construção de um novo bairro que se espera mais responsável e consciente.

fonte: https://www.portugal.gov.pt/pt/gc21/comunicacao/documento?i=estrategia-nacional-para-a-mobilidade-ativa-2020-2030

O bairro Vila Rio pretende concretizar este seu compromisso colocando-se ao nível de outros onde esta prática já está enraizada, permitindo maximizar benefícios para a saúde e bem-estar da comunidade local, retirar carros das ruas e aliviar o congestionamento urbano, devolver o espaço público e reduzir a pegada de carbono nas deslocações. O Bairro promove assim a mobilidade “a pé” e o acesso facilitado a poucos minutos de todos os serviços e comércio essencial ao dia-a-dia, através de novas redes de ciclovia enquadradas com uma rede de transportes públicos de acesso facilitado.

Descobrir o bairro Vila Rio e a frente ribeirinha de bicicleta é uma experiência única. Que se faz ao ritmo de cada um, sentindo aromas e sons que de outra forma talvez passariam despercebidos. É só começar a pedalar!

Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

Outras Notícias

Outras Notícias

Scroll Up